quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bolo de tangerina

Mamy's comprou um monte de frutas no sábado e no meio delas umas tangerinas lindas. Mas estavam bem maduras e fiquei com medo de que estragassem (jogar comida no lixo é sacrilégio!)

Lembrei de uma receita que eu já tinha visto há um tempinho no Quitandoca e decidi me arriscar. Afinal, é sempre bom ter um bolinho em casa, né?

E me surpreendi com a delícia que é esse bolo. Tem um sabor cítrico maravilhoso e é facinho de preparar, do jeito que a gente gosta.



- 1 mexerica inteira
- 2 ovos
- 2 copos de açúcar
- 2 copos de farinha de trigo peneirados
- 1 copo de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal

Cobertura

- Suco de 2 mexericas e 2 colheres (sopa) de açúcar.

Lavei a tangerina e tirei toda aquela parte branca e os caroços. Coloquei no liquidificador e bati bem com um pedacinho da casca (que vai dar um gosto todo especial) Depois de bem batido, acrescentei os ovos, açúcar e o óleo e bati mais um pouco, pra que não ficasse o gosto do ovo evidente. 

Numa tigela peneirei a farinha e acrescentei a mistura do liquidificador. Depois de misturar tudo com uma colher, acrescentei o fermento e uma pitada de sal e dei uma misturadinha de leve. Nesse momento, seu forno já deve estar pré aquecendo - isso é importante no preparo de bolo, gente. Untei uma forma com furo no meio, despejei a mistura e levei ao forno por 50 minutos. Na receita do blog, a Glau indica 40 minutos, mas isso vai depender do seu forno. Tem que ficar vigiando.

Enquanto o bolo estava assando, fui prepara a cobertura: espremi 2 tangerinas numa panela e acrescentei o açúcar. Levei ao fogo e deixei lá até virar uma calda. Fica uma calda dourada linda e com um cheirinho maravilhoso.


Como meu bolo ainda estava assando quando eu terminei de fazer a calda, deixei ela lá na panela, esfriando. E quando voltei pra verificar o bolo, ela tinha endurecido, caramelado. No problem, girls. Tirei o bolo do forno, acrescentei um pouquinho de água na calda e levei a panela ao fogo. Em poucos minutos ela tava novamente douradinha e linda, no ponto pra cobrir o bolinho.

Aí foi só desenformar e espalhar a caldinha cintilante por cima.


O bolo fica com uma crostinha dourada ao redor, uma coisa de doido!!!


A massa é bem fofinha, dá pra sentir o azedinho da tangerina misturado com o doce do açúcar, uma coisa linda!

Já foi direto pro meu caderninho de receitas!

P.S.: Nadja, minha fia, não consigo mais entrar no seu blog, nem pra deixar comments. #Comofas ?



5 comentários:

  1. Oi, menina!!!

    Tava lendo o post, salivando nas fotinhas deste bolo-ternura-cara-de-café-a-tardinha, matutando se ficaria bom com as frutas q tenho aqui em casa: abacaxi? maracujá... pensando 'acho que rola" e.... tcharaaaaammmmmmm, recadinho pra euzinha? Fiquei tão feliz!!!

    O blog tá sem atualização há um tempão, querida!! E a vontade de blogar tá ali no cantinho, dormindo... se eu voltar, vc vai ficar sabendo, tenha crteza disso!

    Mas se for o caso, manda um mail, que eu adoooro tb!
    barrosnadja@yahoo.com.br

    um super beijo, volto pra contar como ficou minha versão do seu bolo fofinho!
    Nadja

    ResponderExcluir
  2. Amiga, fiquei salivando tb (mesmo pq é quase meio-dia) e muit interessada em fazer lá em casa...tenhoque providenciar rápido as tangerinas...parece q fica uma delicia mesmo né? Com certeza vou fazer esse final de semana...

    ResponderExcluir
  3. Aimnda bem que eu não moro mais aí, senão eu não ia parar de engordar nunca.

    ResponderExcluir
  4. Hunnn... delideliii... *-*
    adoreii... um dia eu faço.
    =D
    beijooo

    até semana que vem

    ResponderExcluir
  5. Fia, eu fiz...ficou uma delicia...foi um tapa...o povo todo comeu no café da manhã da sexta da paixão...Davi (meu sobrinho)comeu de se lambuzar...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...