domingo, 13 de março de 2011

Pudim de leite light



Apesar de ser louca por doces, eu evito preparar sobremesas aqui em casa pra não cair em tentação. Geralmente preparo alguma receitinha quando tem alguma visita. Como meu Nam decidiu vir passar o Carnaval aqui, de última hora, lá fui eu procurar uma receita de sobremesa, já que ele gosta. 

Eu já estava há tempos com vontade de preparar essa receita que vi no Panelaterapia. Aproveitei a oportunidade e adorei o resultado. A receita fica bem boa e é super light se comparada com a tradicional, feita com leite condensado.

Bati no liquidificador 14 colheres de sopa de leite em pó (usei desnatado), 400 ml de água fria, 3 ovos e 1 copo de açúcar.

Fiz um caramelo na forma de pudim, colocando 2 colheres de sopa de açúcar na forma e levando direto ao fogo pra derreter. Assim que estiver todo o açúcar derretido, acrescento 2 colheres de sopa de água fervente e espero dissolver até ficar dourado. 

Despejei a mistura do liquidificador na forma e levei pra assar em banho maria no forno. Olha, demorou quase umas 2 horas e meia pra ficar assado, bem mais do que a receita tradicional. Como eu vi que tava demorando, fui colocando mais água na assadeira de tempos em tempos, como a Tatiana falou. E tem que fazer isso mesmo, porque a água evapora.

Como já era tarde da noite e a gente tava com sono, nem esperei esfriar totalmente e coloquei a forma direto na geladeira. No dia seguinte, Namorado mesmo se propôs a desenformar (fiquei bem tensa, porque ele é, digamos assim, meio desastrado) mas saiu fácil e o pudim ficou uma delícia.



Acho que dá pra diminuir um pouco a quantidade de açúcar, achei que ficou um pouco doce demais. Não posso dizer que é uma sobremesa totalmente light por causa do açúcar, mas com certeza é bem menos calórica do que a versão com leite condensado. Da próxima vez vou experimentar fazer com adoçante culinário.



2 comentários:

  1. Vou fazer essa receita,vou aproveitar num dia que farei algum assado assim aproveito forno ascesso.
    Beijos marlene PR

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...